MOÇÃO Nº 20.203/2017

De congratulações pela passagem do 64º aniversário de emancipação do município de Sapeaçu.
O deputado, abaixo signatário, com amparo nas disposições regimentais, vem inserir nos anais desta Casa Legislativa VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com os cidadãos de Sapeaçu, pelas comemorações dos 64 anos de emancipação política do município, a ser comemorado no dia 27 de abril.

O município de Sapeaçu, localiza-se na região do Recôncavo Sul. Sua palavra é de origem indígena e significa “palha grande”. A localidade era habitada por índios cariris ou sabujás. Com a expulsão de indígenas que habitavam o local, foi edificada a Fazenda Sapé Grande, e ali construída uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição de Sapé, em torno da qual se formou um povoado cujo nome era Sapé, em seguida, esse povoado foi elevado a condição de freguesia.

Foi no governo de Régis Pacheco, através da Lei n° 549, de 27 de abril de 1953, sob a denominação de Sapeaçu, que o município foi emancipado.

Distante 156 quilômetros de Salvador, Sapeaçu tem uma população de aproximadamente 18.083 habitantes, segundo o Censo IBGE 2016. O município tem como principais atividades econômicas a agricultura, citricultura, fumicultura e a cultura da mandioca, além de grande criação de bovinos e equinos.

Nesta data, em que Sapeaçu comemora a sua emancipação política-administrativa, solidarizo-me com os seus habitantes, através do Prefeito Dr. George Vieira Góis, desejando votos de progresso, desenvolvimento social e econômico, assegurando melhores condições de vida a todos os sapeaçuenses.

Requer, ainda, que seja dado conhecimento desta Moção a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Sapeaçu.
Sala das Sessões, 18 de abril de 2017

Deputado Targino Machado