MOÇÃO Nº 20.181/2017

De congratulações pela passagem do 55º aniversário de emancipação do município de Antônio Cardoso.
O deputado, abaixo signatário, com amparo nas disposições regimentais, vem inserir nos anais desta Casa Legislativa VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com os cidadãos de Antônio Cardoso, pela celebração dos 55º aniversário de emancipação política do município.

No auge da influência jesuíta no interior baiano, os catequistas procedentes dos conventos de Cachoeira, ergueram a capela de Nossa Senhora do Resgate, que, após ter sido elevada à categoria de freguesia, passou a se chamar Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, comunidade esta que foi anexada em 1884 ao município de São Gonçalo dos Campos. Com o passar do tempo ainda teve o nome de Uberlândia e Teriguatiba. Em 18 de abril de 1962, os coronéis da região, dentre eles o Sr. Antônio Cardoso de Souza, juntamente com os vereadores do município de São Gonçalo dos Campos, promoveram a emancipação do distrito para município de Antônio Cardoso, que teve como primeiro prefeito o Sr. Antônio Cardoso de Souza, filho do senhor que leva o nome da cidade.

O município tem uma população de 12.200 habitantes, segundo o Censo do IBGE 2016. Sua economia é baseada principalmente na pecuária e agricultura, com grande destaque para as plantações de fumo e feijão.

Com muita alegria, presto minhas sinceras felicitações à todos os habitantes de Antônio Cardoso.

Requer, ainda, que seja dado conhecimento desta Moção à Prefeitura e à Câmara Municipal de Antônio Cardoso.

Sala das Sessões, 11 de abril de 2017
Deputado Targino Machado