MOÇÃO Nº 20.026/2017
De congratulações pela passagem do 32º aniversário de emancipação do município de Capela do Alto Alegre.
O deputado, abaixo signatário, com amparo nas disposições regimentais, vem inserir nos anais desta Casa Legislativa VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com os cidadãos de Capela do Alto Alegre, pelas comemorações dos 32 anos de emancipação política do município.

Capela do Alto Alegre originou-se da Fazenda “Desabafo”, sua fundação ocorreu em 17 de abril de 1912, quando foi celebrada a primeira missa em uma capela improvisada na fazenda, pelo padre Manoel Maria, Pároco da cidade de Mairi. Eram proprietários da fazenda, o senhor Joaquim Machado da Silva e a sua esposa Rosalina Gomes da Silva. Gradativamente, foram sendo construídas diversas casas ao redor da capela, formando assim a Vila de Capelinha.

Com o surgimento das plantações de sisal, no ano de 1960, Capelinha alcançou bom índice de povoação e progresso. Mais tarde, seu nome foi modificado para “Capela do Alto Alegre”, pelo fato das primeiras residências serem construídas no ponto mais alto da região.

Em 25 de novembro de 1984 houve o primeiro plebiscito para a sua emancipação política, que só aconteceu através da Lei Estadual n° 4.409 de 19 de março de 1985, dando autonomia administrativa a Capela do Alto Alegre, desmembrando-se assim do município de Riachão do Jacuípe.

Distante 235 quilômetros de Salvador, Capela do Alto Alegre situa-se na mesorregião do nordeste baiano, possui temperatura agradável e suas terras limitam-se com os municípios de Gavião, São José do Jacuípe, Pintadas, Pé de Serra, Nova Fátima, Várzea da Roça e Mairi.

Sua população é de aproximadamente 13 mil habitantes. O povo Capelense dedica-se em sua grande maioria, à atividade agropecuária, tendo o leite e a carne bovina como suas principais fontes de renda. O padroeiro do município é Santo Antônio, onde é realizada uma grande procissão seguida de missa.

Parabéns a toda população capelense, povo querido e generoso. Parabéns à Capela do Alto Alegre, desejando votos de muito progresso e desenvolvimento socioeconômico.

Requer, ainda, que seja dado conhecimento desta Moção a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Capela do Alto Alegre através da Vereadora Jamille Lima de Oliveira Costa.
Sala das Sessões, 13 de março de 2017
Deputado Targino Machado